Cameras e Sensores – Qual Tecnologia Escolher?

Por Rafael

janeiro 19, 2022

Atualmente o mercado de contagem de fluxo de pessoas oferece muitas opções para o monitoramento destes indicadores. São equipamentos e sistemas analíticos com propósitos bem objetivos ao setor de varejo, principalmente. As tecnologias de hardware se dividem em diversas opções, desde Cameras 2D, Cameras 3D, Sensor Infravermelho, Circuito Fechado de TV (CFTV), entre outras opções de sensores para detecção de pessoas.

Mas qual tecnologia devo utilizar?
Esta pergunta é muito comum no mercado brasileiro, e acaba gerando muitas dúvidas e mitos. Vamos conhecer os diferenciais e a evolução dos sensores e cameras para mapeamento de público. O objetivo deste artigo é mostrar as características principais apenas, suas funções, nível de precisão e aplicações viáveis.

Contador Manual

O contador manual até hoje é utilizado com certa frequência em algumas lojas.
Infelizmente é uma solução com grande margem de problema.
A pessoa responsável pela contagem pode perder o controle por diversos fatores do ambiente, como: distração, outras responsabilidades, ausência momentânea do local, troca de turno, etc.

Precisão: Baixa.
Características: Necessário ações humanas para contagem.
Funções: Apenas contagem básica.
Aplicações: Controle de público em portas.

Os sensores 3D são extremamente avançados, realizam o tratamento através de renderização da imagem

Circuito Fechado de TV (CFTV)

As soluções CFTV necessitam de servidores locais, são mais genéricas e trabalham com diversos modelos de cameras de monitoramento. São em sua grande maioria desenvolvidos por empresas especializadas em software apenas. Dependendo do software, pode haver tratamento de objetos, como sombras e reflexos. Algumas versões mais avançadas podem realizar a segmentação de dados, como homens e mulheres. 

Precisão: Depende da qualidade do software.
Características: Uma lente, não possui firmware, tratamento de video em rede local.
Funções: Contagem de entradas e saída.
Aplicações: Controle de público em portas, corredores, andares e outros locais.

 

Cameras 2D
As cameras 2D não necessitam de servidores locais, possui firmware próprio para análise de imagem. São em sua grande maioria desenvolvidos por empresas especializadas em tratamento de imagens. Possuem vantagens no tratamento de objetos, como sombras e reflexos. Não possuem controle sobre a profundidade dos objetos, não sendo possível a separação por altura e segmentação entre adultos e crianças. 

Precisão: Média-Alta.
Características: Uma lente, firmware interno, avanço no tratamento de imagens.
Funções: Contagem de entradas e saída.
Aplicações: Controle de público em portas, corredores, andares e outros locais.

 

Cameras 3D
Os sensores/cameras 3D são extremamente avançados, realizam o tratamento através de renderização da imagem, possibilitando análise de profundidade e estrutura de objetos. Possuem alta precisão e grande parte dos sensores chegam até 98% de precisão, modelos mais avançados com A.I. chegam até 99%. Permitindo um acompanhamento de KPI eficiente e aplicável em diversas área e setores.
Os mesmos sensores podem inclusive, monitorar o tempo de permanência das pessoas em pontos específicos, como: caixas, vitrines e stands.

Precisão: Alta.
Características: Tratamento 3D, firmware interno, separação de altura.
Funções: Contagens multiplas, como entradas, saídas, mapa de calor e tempo de permanência.
Aplicações: Controle de público em portas, corredores, andares, caixas, vitrines e outros locais.

Detecção de alta performance

Hoje em dia as cameras/sensores 3D com detecção de alta performance possuem algoritmos de inteligência artifical embarcados. Isso permite filtros que nunca foram possíveis a 3 anos atrás. Através das inovações de software aplicadas em conjunto as Cameras 3D A.I., foi possível não somente filtrar dados entre homens e mulheres na segmentação, como também aumentar a precisão dos dados gerados de forma significativa.

Vale lembrar que cameras com A.I. embarcadas também possuem recursos adicionais, como identificação automatizada de funcionários, bem como, cruzamento de dados entre pontos da imagem.

O que isso significa na prática?

Isso significa maior controle sobre a sua operação de vendas e marketing, por exemplo. É possível destacar quais clientes ficaram X tempo na frente da vitrine, e desses, quanto foram atraídos para dentro da loja. E isso é apenas uma parte das análises que são possíveis.

Em shopping centers, as aplicações se estendem para a área de marketing, onde o gestor e analistas possuem total controle e liberdade sobre suas ações e estratégias. Sabendo com exatidão a performance da atratividade do público com suas campanhas.

 

Vemco Meetup 2020, São Paulo

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