Como melhorar a experiência do cliente utilizando dados analíticos?

Por Rafael

julho 18, 2022

Quando falamos sobre experiência do cliente, podemos dizer que esse conceito envolve diversas questões, como a entrega de um serviço ou produto de qualidade, bom atendimento, coleta de dados, preços competitivos e outros pontos.

Melhorar a experiência do cliente pode ser um grande desafio. Isso porque ela consiste em promover um relacionamento melhor possível entre a marca e o consumidor a partir da interação que eles possuem.

Essa experiência pode ser melhorada a partir dos dados analíticos, que são coletados para aprimorar os produtos e serviços de uma empresa.

A partir dessa análise é possível compreender os diferentes tipos de dados e quais suas implicações, além de explorá-los dentro e fora da empresa, melhorando automaticamente a experiência do cliente.

A melhor maneira de conseguir esse feito é se baseando nesses dados, para atender às expectativas dos clientes.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre como você pode utilizar os dados analíticos para melhorar a experiência do cliente, fazendo com que a sua empresa cresça ainda mais.

Boa leitura!

 

Por que melhorar a experiência do cliente?

Muitas pessoas se perguntam por que melhorar a experiência do cliente é essencial, e isso está diretamente relacionado à satisfação do consumidor, que quando é positiva, ele passa a comprar mais na sua loja, além de indicá-la para outros possíveis compradores.

Quando falamos sobre boas experiências do cliente, seja no atendimento, na entrega de produtos de qualidade, serviços bem feitos ou a partir das melhorias pela análise de dados, eles passam a recomendar a sua marca, são fiéis ao seu negócio e usam mais os seus produtos e serviços.

Ou seja, quando a experiência do cliente é melhorada, os resultados positivos passam a influenciar diretamente no relacionamento que ele possui com a empresa, sobre a imagem que tem e a imagem que transmite dela.

 

Como os dados analíticos podem melhorar essa experiência?

Agora que entendemos porque é importante fazer com que a experiência do cliente seja positiva, vamos falar sobre como os dados analíticos podem ser usados com esse objetivo.

Todos os dias as empresas geram milhares de dados analíticos, que quando observados, podem gerar excelentes insights para que os serviços, os produtos, atendimento, segurança e relacionamento com os clientes possam ser aperfeiçoados.

A solução da análise de dados a partir de um software totalmente simples de ser usado pode fazer com que você consiga criar relatórios com base nos dados de varejo, por exemplo, melhorando seu atendimento aos clientes que buscam essa modalidade de compras. Exemplos práticos são os indicadores para:

  • Avaliar o tempo que os cliente esperam para serem atendidos.
  • Quantidade de clientes por loja vs quantidade de funcionários para realizar o atendimento.
  • Produtos mais procurados ou categorias/setores mais visitados.
  • Entender quais escalas possuem maior eficiência na conversão de vendas.
  • Entre diversas análises relacionadas a outras áreas (marketing, operacional, BI, etc).

Com isso, além de conseguir medir o desempenho do estabelecimento, é possível acessar os dados analíticos em tempo real, visualizando a localização das lojas com maior eficiência e resultado.

 

Os relatórios podem ser criados para acompanhar os insights das vendas

Conclusão

Com os dados analíticos é possível classificar os visitantes da empresa por dia, hora, minuto, semana, ano ou mês, comparando os dados dos visitantes em diversos períodos do dia ou em diferentes lojas, trazendo mais segurança para a sua empresa.

Esses dados podem ser exportados e aplicados em planilhas ou arquivos, onde os relatórios podem ser criados para acompanhar os insights das vendas.

A partir dessa análise, é possível melhorar a experiência do cliente, promovendo segurança, buscando novos resultados e melhorias continuas no que diz respeito as lojas ou shoppings.

Se quiser saber mais sobre câmeras inteligentes para geração de dados, acesse nosso blog e confira outros conteúdos relacionados ao tema!

Vemco Meetup 2020, São Paulo

Artigos Relacionados

O software (talvez) mais importante quando a crise chega

O software (talvez) mais importante quando a crise chega

Não é segredo que todos estamos sentindo o impacto econômico da situação mundial em nossas vidas cotidianas. Com o aumento dos preços de tudo, desde alimentos, a gás e eletricidade, a vontade de comprar entre os consumidores testemunhou uma diminuição global....

4 motivos para migrar sua loja para cameras inteligentes

4 motivos para migrar sua loja para cameras inteligentes

As câmeras inteligentes podem ser uma das maneiras de fazer com que, de uma vez por todas, os lojistas saibam de fato a respeito do perfil de seus clientes. Isso porque, na maioria das vezes, os gestores acabam não tendo acesso a esse tipo de informação. O...

Saiba quando optar por cameras de fluxo

Saiba quando optar por cameras de fluxo

As câmeras de fluxo podem ser consideradas ferramentas completamente eficazes quando se pretende entender o comportamento do cliente. Considerada também como uma maneira de permitir que as empresas possam ter um controle maior daquilo que ocorre em sua área...

Mantenha-se conectado com as últimas notícias & atualizações

Acessar Planos

Consulte nossos valores e tenha em mãos a plataforma utilizada mundialmente pelos maiores players.

Inscreva-se na Newsletter

Receba as últimas notícias sobre as principais tecnologias do mercado, promoções e descontos.

Siga nossas redes

Veja nossas publicações periódicas e matenha-se conectado com as principais informações.